sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Chrome: 2 anos e nova versão estável

Há exatos dois anos, a Google surpreendeu a todos ao lançar o Chrome, seu próprio navegador Web, montado em cima do renomado motor WebKit e trazendo conceitos inovadores e pouco explorados à época, como múltiplos processos paralelos, comportamento do programa como sandbox e interface minimalista, com direito a abas no topo da janela quando todos os concorrentes, sem exceção, as traziam abaixo da barra de tarefas.
A qualidade inegável do produto, aliada à constante evolução e acréscimos de novos recursos, fizeram com que em apenas dois anos o Chrome saísse da última para a terceira posição na acirrada briga de navegadores, atrás apenas do ainda popularíssimo Internet Explorer, e do Firefox. Ao longo de todo esse tempo, a Google investiu muito em tornar o Chrome mais rápido e melhor, trouxe temas e extensões (hoje, mais de seis mil), e pequenas melhorias em detalhes que, juntos, fazem a diferença no dia-a-dia.
Para celebrar a data, hoje foi liberada a versão final/estável do Chrome 6, com diversas melhorias já vistas por quem utiliza o programa nos canais mais primitivos (Beta e Dev). Novo tema, ainda mais minimalista e agora com tons em cinza predominantes, aumento na velocidade de carregamento de JavaScript e menus unificados num só são as principais mudanças para usuários mais conservadores, que preferem estabilidade às inovações em primeira mão.
Chrome: 2 anos.
Para quem já usa o Chrome estável, basta ir ao menu, clicar em "Sobre o Chrome", e atualizar o programa, ou esperar que ele o faça automaticamente. Para os demais, o instalador está disponível em google.com/chrome.

Nenhum comentário: